terça-feira, 19 de março de 2013

BiblioBarca - Bibliotecas do Agrupamento de Ponte da Barca: Alunos fazem viagem fascinantecom o autor de “Os G...

BiblioBarca - Bibliotecas do Agrupamento de Ponte da Barca: Alunos fazem viagem fascinantecom o autor de “Os G...: Alunos fazem viagem fascinante com o autor de “Os Guardiões das Florestas” Os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas...

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca - Alunos fazem viagem fascinante com o autor de “Os Guardiões das Florestas”

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca - Alunos fazem viagem fascinante com o autor de “Os Guardiões das Florestas”

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Evandro Morgado apresentou “Os Guardiões das Florestas” na Biblioteca da EB 2,3 de Carregosa

O diálogo empreendido a propósito desta obra, escrita por  Márcia e Evandro Morgado, foi bastante enriquecedor para os alunos do 3º e 4º (EB 1 de Carregosa) e quintos anos. A denominada “chave imaginária para a leitura” captou a atenção dos alunos para a sessão que se iria desenrolar.
O escritor começou por apresentar o book trailer  da obra, explorando de seguida o contexto geográfico em que decorre a ação da história: Ilha da Madeira e Gerês com recurso às novas tecnologias, o que resultou excecionalmente bem. Os alunos puderam-se aperceber de que locais como “A Fajã dos Frades”, “Pedra Bela” são reais. A apresentação em simultâneo do mapa desses e doutros locais (através do Google maps) e da ilustração neles  inspirada, acompanhada dos momentos chave da história, permitiram compreender de forma mais clara e elucidativa todo o processo que envolveu a criação/publicação desta obra.
Foi igualmente apresentado um pequeno filme da ilustração digital da obra, da autoria de Sebastião Peixoto, o que foi bastante apreciado pelos alunos.
Sendo esta obra publicada no âmbito do Ano Internacional das Florestas, sensibiliza e indica comportamentos a seguir de modo a proteger as  florestas.
A mensagem com que o escritor se despediu foi aquela veiculada pela Irmandade dos Guardiões das Florestas: “Se a túnica queres vestir, os seus mandamentos terás de cumprir.” Convidou também todos os presentes a pertencer a esta Irmandade, bastando para isso inscrever-se através do blogue “guardioesdasflorestas.blogspot.com”.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os guardiões do Conservatória Calouste Gulbenkian


Os Guardiões das Florestas querem dar as boas vindas aos novos elementos vinda do Conservatória Calouste Gulbenkian (Braga). Estes, em grande número, receberam calorosamente um dos nossos criadores - Evandro Morgado - e já se inscreveram na nossa "Irmandade".

sábado, 4 de junho de 2011

Biblioteca Municipal de Estarreja

Ontem, na Biblioteca Municipal de Estarreja, crianças de diferentes escolas, do 1.º ao 5.º anos de escolaridade, puderam privar alguns momentos com o Evandro Morgado e a Márcia Morgado, enquanto assearam pelas páginas de «Os Guardiões das Florestas» e «O Mistério da Rainha Roxa». Pelo que pudemos constatar, todos saíram da Biblioteca mais ricos.
Bem-vindos.

Os Guardiões do Agrupamento de Escolas de Fajões


A BECAs, em parceria com a Villa Cesari, promoveu um encontro com os autores de "Os guardiões da floresta" e "O Mistério da Rainha Rocha" para os alunos do Pré-escolar e 4º ano, no auditório da Escola Básica e Secundária de Fajões. 

Eis a notícia deixada, na primeira pessoa, pelo Agrupamento:

«No passado dia 27 de Maio, os alunos do Pré-escolar e 4º ano do Agrupamento vieram ao auditório da Escola Secundária, para um encontro muito especial com os autores de “O mistério da rainha roxa ” e “Os guardiões das florestas ”. 

Os alunos do 4º ano ficaram a conhecer melhor os locais e as pessoas que estiveram na origem do livro “Os guardiões das florestas” e ainda que podem contactar com elas através do seu blogue ou fazer parte da Irmandade da Floresta.
As crianças do Pré-escolar mostraram o seu fascínio pela rainha roxa, Regina, a personagem principal. Esta, através das novas tecnologias, fez uma visita inesperada e esteve no meio dos alunos. Estes também mostraram o seu talento com belas ilustrações.»

(Notícia retirada do Portal do Agrupamento de Escolas de Fajões) 

Fica o registo

Os Guardiões do Agrupamento de Escolas de São Roque e Nogueira do Cravo

O Evandro Morgado e a Márcia Morgado estiveram no Agrupamento de Escolas de São Roque e Nogueira do Cravo, onde puderam contactar com meninos e meninas do primeiro ciclo deste agrupamento. Pelo que soubemos, as sessões foram maravilhosas, porque não só já conheciam ao pormenor a obra, como prepararam atividades lindas a partir dela.
Parabéns a estes novos guardiões.

Visita à Escola EB1/JI Nº 4 de Oliveira de Azeméis (Fonte Joana)

«Nada melhor do que o testemunho, na primeira pessoa, dos alunos que foram visitados pelos autores (mensagem deixada nos blogues da Escola):
«Nos dias 16 e 17 de Maio, tivemos a presença dos amigos e autores Márcia e Evandro Morgado autores do livro "Os guardiões das Florestas" que têm sido objecto de estudo por todas as turmas da nossa escola.
A turma do 3º ano fez a ilustração dos 10 mandamentos da Irmandade dos Guardiões das Florestas e até já se inscreveu na Irmandade aqui.
Depois da ilustração, procederam à digitalização dos trabalhos para construir um livrinho para oferecer aos autores.»

 
...
«Os nossos amigos professora Márcia e professor Evandro Morgado vieram fazer-nos uma visita, desta vez para nos apresentarem o seu livro "Os guardiões das florestas" que já começámos e explorar na sala de aula, no PNL.
A apresentação foi dinâmica e muito interactiva. Ficámos a conhecer um pouco melhor o livro e ficámos a saber que os locais e as personagens do livro existem mesmo, de verdade. E para provar que os sítios existem vimos no "Google Earth" esses mesmos sítios.
O "Google Earth" permite-nos ver imagens de satélite e dá a sensação que estamos a sobrevoar esses sítios. É fantástico.
Como estivemos a estudar a exploração florestal em Estudo do Meio estivemos a estudar os 10 Mandamentos da Irmandade dos Guardiões das Florestas à qual queremos pertencer. Já fizemos a inscrição no blogue, agora os Mandamentos temos que cumprir para a túnica poder vestir.»

Por fim, fica o registo de alguns momento num vídeo realizado pela própria escola.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Apresentação e Sessão de dedicatórias na Feira do Livro de Pombal

O autores Evandro e a Márcia Morgado marcaram presença na Feira do Livro de Pombal, com a apresentação da obra «Os Guardiões das Florestas», seguida de uma sessão de dedicatórias. Pombal é uma região de cultura e de muita leitura.


Representação d' «Os Guardiões das Florestas» na BM Ferreira de Castro

Os alunos da EB1 de Santiago Riba-Ul, Oliveira de Azeméis, fizerem, uma vez mais, uma fantástica representação d' "Os Guardiões das Florestas".