segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Evandro Morgado apresentou “Os Guardiões das Florestas” na Biblioteca da EB 2,3 de Carregosa

O diálogo empreendido a propósito desta obra, escrita por  Márcia e Evandro Morgado, foi bastante enriquecedor para os alunos do 3º e 4º (EB 1 de Carregosa) e quintos anos. A denominada “chave imaginária para a leitura” captou a atenção dos alunos para a sessão que se iria desenrolar.
O escritor começou por apresentar o book trailer  da obra, explorando de seguida o contexto geográfico em que decorre a ação da história: Ilha da Madeira e Gerês com recurso às novas tecnologias, o que resultou excecionalmente bem. Os alunos puderam-se aperceber de que locais como “A Fajã dos Frades”, “Pedra Bela” são reais. A apresentação em simultâneo do mapa desses e doutros locais (através do Google maps) e da ilustração neles  inspirada, acompanhada dos momentos chave da história, permitiram compreender de forma mais clara e elucidativa todo o processo que envolveu a criação/publicação desta obra.
Foi igualmente apresentado um pequeno filme da ilustração digital da obra, da autoria de Sebastião Peixoto, o que foi bastante apreciado pelos alunos.
Sendo esta obra publicada no âmbito do Ano Internacional das Florestas, sensibiliza e indica comportamentos a seguir de modo a proteger as  florestas.
A mensagem com que o escritor se despediu foi aquela veiculada pela Irmandade dos Guardiões das Florestas: “Se a túnica queres vestir, os seus mandamentos terás de cumprir.” Convidou também todos os presentes a pertencer a esta Irmandade, bastando para isso inscrever-se através do blogue “guardioesdasflorestas.blogspot.com”.